Editorial 2 Maio 2022

Palavras Contra o Racismo

O editorial deste mês de maio da Blimunda traz-nos o texto de abertura da recente edição de «Palavras contra o racismo», volume que reúne as intervenções do ciclo homónimo, que entre 2020 e 2022 trouxe à Fundação José Saramago várias vozes para falar sobre este tema fundamental.

O livro está disponível na livraria da Fundação José Saramago.

Com o avanço da extrema-direita, do racismo e de movimentos xenófobos, a Fundação José Saramago, enquanto espaço de liberdade, de democracia e de direitos humanos, não podia ficar indiferente ao triste “espectáculo do mundo”. Porque estar em silêncio é ser conivente com os crimes que vão sendo cometidos, surgiu, entre 2020 e 2022, o ciclo de conversas Palavras Contra o Racismo, no qual um conjunto de ativistas, artistas, académicos, trabalhadores de diversas áreas e cidadãos falaram contra o racismo, analisaram, debateram e apontaram caminhos para combatermos a discriminação, praga que persiste. Os textos publicados ao longo destas páginas são fruto das suas reflexões, experiências e partilhas sob a forma escrita.

O combate ao racismo é um assunto que diz muito à Fundação José Saramago. Nas suas palavras contra o racismo escritas em 1996, José Saramago traduzia o estado do mundo à sua volta e exortava os escritores a tomar posição. Passaram 25 anos. Agora, quando regressamos a esse texto, e também aqui o republicamos, é inevitável pensar: O que mudou? O que fazemos para mudar?