A Lisboa do 25 de Abril
Com um mapa no ecrã e vontade de caminhar e ir parando para ler, eis um percurso por alguns momentos fundamentais do dia 25 de Abril de 1974 em Lisboa.
Litescape.pt é um projecto do Instituto de Estudos de Literatura tradicional da FCSH (em parceria com o Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade, o NOVA LINCS e o Departamento de Informática da Universidade Nova) que propõe percursos a partir da literatura. Alguns dsses percursos são-nos apresentados no ecrã, em modo virtual e navegável, devidamente assinalados num mapa, mas deixam de ser virtuais quando nos propomos a pôr os pés ao caminho. Neste mês em que celebramos Abril, a proposta é lisboeta e passa por alguns marcos fundamentais da Revolução dos Cravos.
No Largo do Carmo, epicentro da revolução, lemos Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires, Dona Pura e os Camaradas de Abril, de Germano Almeida, e 25 a Sete Vozes, de Alice Vieira. Para além dos excertos literários, há também fotografias desse dia memorável e de alguns dos seus protagonistas. Na Rua Nova do Almada, as leituras propostas são de Álvaro Guerra, Café 25 de Abril, e de Filomena Marona Beja, com Bute Daí, Zé! Outras paragens convocam Urbano Tavares Rodrigues, Almeida Faria ou Alexandre Pinheiro Torres, para além de várias fotografias da época. Também há a hipótese de escutar os excertos literários seleccionados pela equipa do IELT/FCSH, mas o resultado é uma voz criada artificialmente, pelo que o melhor é aproveitar o caminho para algumas pausas e ler as passagens escolhidas.