
Murdle Júnior # 1
G. T. Karber
Presença
Tradução de Maria Rita Furtado
Depois da coleção de livros-jogo para adultos, G. T. Karber lança agora a versão para jovens.
São vários mistérios para o leitor resolver, com ajuda de informações, pistas, grelhas de dedução e soluções. A lógica é semelhante à do Cluedo: quem cometeu o crime, onde, que utensílio foi usado.
Neste caso, os detetives são três jovens e um gato e o livro começa com os quatro à entrada de um aterrador castelo, no início de uma missão. Porém, o que se segue são os mistérios que resolveram individualmente no passado e que os tornaram dignos de integrarem o clube dos detetives.
Depois desta introdução, o leitor acompanha, de lápis em riste, cada um dos protagonistas, no seu trabalho de observação e ação. Em cada etapa, a lógica mantém-se e o leitor reconhece o método: informações, pistas, grelha. Assim sucessivamente, os detetives resolvem individualmente o caso do lápis desaparecido, do mistério do universo, do computador corrompido ou do crime do século. No final, juntam-se para um desafio conjunto que lhes dará acesso ao clube de detetives. O leitor tem espaço para resolver cada etapa dos mistérios, preencher a grelha de dedução e verificar, nas soluções, se a sua hipótese se confirma. Depois, a leitura avança para um novo desafio que o leitor resolverá.
Com uma estrutura previsível e um conjunto de instruções lineares, em que se recorre muito pouco à descrição, este livro-jogo permite ao leitor desenvolver o pensamento dedutivo, procurar informação no texto, reler e verificar hipóteses.