Destaque Sara Figueiredo Costa 16 Janeiro 2023
Defensores dos direitos civis carregando cartazes na Marcha em Washington, D.C., 28/08/1963. © U.S. News & World Report Magazine Photograph Collection/Library of Congress, Washington, D.C. (LC-DIG-ppmsca-03128)

Leituras para acabar com o racismo

Dois livros recentemente traduzidos para português contribuem para o debate urgente sobre o racismo que nos estrutura, ajudando a pensar sobre caminhos para o seu fim.

É um título a apontar para a utopia, este que aqui se escolhe, mas tem um fundo de possibilidade guardado nessa ideia de que ler permite pensar, discutir, questionar (os outros e a nós próprios), inventar outras formas de estar no mundo. Nos últimos meses, dois livros que guardam em si todo esse potencial chegaram às livrarias portuguesas:
Medo da Consciência Negra, de Lewis Ricardo Gordon (Objectiva) e
Para Uma História Política da Raça, de Jean-Frédéric Schaub (Tinta da China). Em diálogo com alguns outros volumes que já por lá andavam, uns mais recentes, outros nem tanto, são um ponto de partida possível e extremamente rico para olharmos para o tema do racismo. E, de caminho, para nós, para o modo como vivemos em comunidade, para as tantas formas de exclusão dessa comunidade que alimentamos diariamente.

Os dois livros são assinados por académicos: um historiador, Jean-Frédéric Schaub, e um filósofo e politólogo, no caso de Lewis Ricardo Gordon. A uni-los, para além do tema e de algumas das abordagens, está a vontade de escrever para um público mais vasto, não especializado nos meandros dos estudos históricos, sociais e políticos sobre a ideia de raça e o racismo, mas necessariamente interessado no tema e nas suas actualizações mais recentes. São, se quisermos encontrar-lhes um ponto comum, livros que não partem daquele princípio paternalista de que o grande público não tem como compreender os estudos complexos e baseados numa linhagem (ou em várias) de estudos anteriores que vão marcando aquilo a que chamamos academia. Pelo contrário, os dois autores escrevem a partir dos seus domínios de estudo, confirmando que as ciências sociais e humanas têm inevitavelmente de encontrar o seu lugar noutros fóruns de debate para além da academia para poderem jogar o seu papel, absolutamente essencial, no espaço comum que habitamos.

Um memorial improvisado para George Floyd perto do local onde ele morreu enquanto estava sob custódia da polícia em Minneapolis. © Trevor Hughes, USA Today / DR

Em Medo da Consciência Negra, Lewis Ricardo Gordon começa o seu percurso pelas discriminações raciais no presente, destacando o impacto que o homicídio de George Floyd, com o pescoço preso e o fluxo de ar interrompido debaixo do joelho de um polícia teve na consciência de o racismo é uma questão estrutural. Cruzando experiências pessoais com leituras académicas, o autor vai avançando no seu objectivo de demonstrar que «existe um movimento de uma consciência negra sofredora para uma consciência Negra libertadora, na qual a revelação de todos os segredos e o embuste da supremacia branca e da inferioridade negra é uma verdade temida.» (pg.30) Não se pense que a troca da minúscula pela maiúscula é mero preciosismo de linguagem, nem se desconfie demasiado do tom quase messiânico. Gordon não teme usar a ironia e nem por isso se afasta do rigor de um pensamento estruturado a partir de muitas leituras, todas elas devidamente referenciadas. O embuste é claro, ainda que não seja unânime, e boa parte deste livro dedica-se a revelá-lo. Entre mitificações sobre a boa conduta de quem acredita não ver a cor das peles alheias e discursos abertamente xenófobos e supostamente científicos que ajudaram, historicamente, a enquadrar atitudes mais isoladas ou mais estatizadas relativamente a quem não tem a pele clara, o leitor vai-se confrontando com o mundo em que vive e, tantas vezes, com o seu próprio descanso relativamente ao modo como o faz. Isto, claro, assumindo que o leitor é branco, essa categoria que inventámos para afirmar uma suposta superioridade – biológica, intelectual, mas também moral e social. Como todos os livros relevantes, Medo da Consciência Negra não define as características de quem o lê, e nesse sentido, não discrimina, mas do lado de cá das páginas, é inevitável não pensar que a cor da pele do leitor ou da leitora ajudará a definir o modo como recebe este texto.

Avancemos por aí, então, sem medo de usar as palavras. Como bem explica o autor, parecendo que vai replicar o discurso dos bem-intencionados que dizem não ver cores de pele, os povos a que chamamos negros descobriram-se enquanto tal por oposição – perceberam-se negros quando foram obrigados a perceber que existiam outros povos que se intitulavam brancos: «Os negros foram fabricados a partir das forças e trepidações que criaram os brancos.» (pg.68) Claro que outras oposições já existiam, criando as inevitáveis separações, classes e discriminações que sempre fizeram girar a roda humana, mas é a partir dos avanços colonizadores que o mundo descobre que há brancos (quem coloniza trata de o afirmar alto e bom som, e nesse capítulo, o contributo português foi infelizmente fundamental) e, depois, há todos os outros, sempre vistos em oposição.

Johann Moritz Rugendas, gravura mostrando pessoas forçadas a sair de África e escravizadas no Brasil pelos portugueses (1830)

Ou seja, há um mundo, que se acredita civilizado, com tendência para o desenvolvimento, superior, e depois há o resto do mundo, onde as pessoas são negras, mesmo que também possam ter a pele avermelhada ou num tom mais próximo do que vemos como amarelo. Nessa mundividência assente na discriminação, uma pessoa negra não tem necessariamente a pele escura, mesmo que diferentes graus de melatonina exacerbem, muitas vezes, diferentes graus de discriminação; para aquilo que conta do ponto de vista estrutural, uma pessoa negra é sobretudo não-branca e é daí que temos de partir se quisermos construir outro mundo.

Exposição do Mundo Português, 1940 – Horácio Novais, Coleção Estúdio Mário Novais e Horácio Novais. © Biblioteca de Arte – Fundação Calouste Gulbenkian

De onde vem o racismo?

Colocar nos processos expansionistas e de colonização o início único desta história pode ser redutor, na medida em que implica ignorar discriminações muito anteriores ou conflitos em que as diferenças visíveis a olho nu, e outras que derivavam da religião ou de certas práticas comunitárias, foram argumento para contendas várias. É a análise dos processos históricos e das mudanças que vão acontecendo e afirmando a sua estruturalidade nas sociedades que propõe Jean-Frédéric Schaub. Em Para Uma História Política da Raça, o autor analisa criticamente diferentes teorias históricas sobre o nascimento e o desenvolvimento da racialização, e se não retira à chegada dos conquistadores brancos ao chamado Novo Mundo o seu papel fulcral na imposição de uma ideia de diferença racial que acabou por definir a Modernidade (e que ainda hoje prevalece, de modo estrutural), também não esquece cronologias e geografias anteriores que guardam uma semente comum.

Miniatura de Pierart dou Tielt, representando um grupo de judeus queimados na fogueira com a acusação de serem responsáveis por uma epidemia e de terem envenenado os poços de água (1353)

Diz Shaub: «O esforço intelectual de ligar diferentes fontes de racialização é, contudo, a opção mais fecunda.» (pg.94) E a partir desta assunção, cita o filósofo e jurista Eric Voegelin e o seu texto de 1933, onde refere a discriminação anti-semita, bem como o historiador Francisco Bethencourt e os seus estudos sobre a segregação e a conversão forçada de várias comunidades religiosas no espaço europeu cristão, durante o final da Idade Média e o início do Renascimento. Com o início das conquistas territoriais europeias por via marítima, estas discriminações, que já propunham uma diferenciação biológica e mental, vão somar-se ao grande movimento de racialização das populações negras e indígenas: «A história desses processos descreve as maneiras pelas quais se atribuíam às populações diferentes identidades (alteridade) compreendidas como diferenças naturais (biológicas). (…) Para cada um destes grandes tipos de clivagens, descobre-se que a reputação negativa, cuja origem é, claro está, sempre social, acaba por se tornar um elemento constitutivo da natureza de pessoas e comunidades discriminadas.» (pg.97)

Para lá dos processos históricos que foram impondo uma ideia de diferença, racializando pessoas e definindo espaços sociais onde umas e outras eram ou não aceites, quer o livro de Schaub, quer o de Gordon deixam clara a constatação central que permite analisar a questão do racismo de um modo sério. Essa constatação é a de um racismo estrutural, que mesmo que possa ter na sua origem reacções xenófobas individuais, se instalou como modo transversal de domínio, segregação e referência.

Sinal da era do apartheid, parte de uma exposição no Apartheid Museum, Joanesburgo, África do Sul. © Dendenal81/Getty Images

O racismo estrutural não é uma patologia social individual, aquele gesto xenófobo que discrimina o diferente e que pode, na origem e no alvo, vir de qualquer lado: alguém de pele clara que aponta para uma pessoa de pele escura e diz “aquela é diferente de mim”, despejando-lhe em cima todos os receios. O racismo estrutural parte de uma ideia de neutralidade da pele branca, e ruma em direcção à vigilância, dominação e discriminação de todas as pessoas não percepcionadas enquanto brancas. Claro que a própria ideia de branquitude depende mais de uma percepção social de privilégio, que importa manter a todo o custo, do que de cor propriamente dita: um europeu muito moreno será sempre branco, pelo menos no espaço europeu (na verdade, poderá ser percepcionado como não-branco noutros lugares, como a América, o que talvez cause uma estranheza apenas explicada pela total ausência de um privilégio pleno no que toca ao olhar dos outros). Essa ideia de neutralidade não nasceu com a espécie humana, cujos primeiros exemplares deviam ser muito pouco brancos… Como explica Lewis R Gordon, «nem sempre houve negros, na forma como as sociedades racistas nos compreendem; nem sempre houve brancos.» (pg.68) Talvez por isso tantas pessoas incapazes de um gesto violentamente racista, mas ainda assim dispostas a confundir gestos individuais com estruturas sociais, insistam em negar o racismo, quase sempre dizendo que não vêem cor. Em Medo da Consciência Negra, Gordon disseca com paciência, pedagogia e algum humor o absurdo desta suposta cegueira cromática, deixando-nos a pensar que é bem possível que o problema de quem a reclama seja uma incapacidade de ver a própria cor, inevitavelmente branca e naturalmente portadora de um privilégio que parece ser muito difícil de assumir. E, sem o assumir, é fácil manter tudo como está.


Outras leituras

Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola
Maya Angelou
Antígona
Tradução de Tânia Ganho

Num registo de memórias, Maya Angelou traça um percurso pela sua infância e juventude norte-americana, nos anos 30 a 40 do século passado, registando a violência e o racismo, mas também os alvores de uma consciência que acabará por se abrir, com o avançar do tempo, à luta pelos direitos humanos, contra a segregação e pela emancipação.

→ antigona.pt


Pensamento Branco
Lilian Thuram
Tinta da China
Tradução de Susana Sousa e Silva

Assinado pelo activista e ex-jogador de futebol Lilian Thuran, este é um livro que vai construindo pensamento sobre o modo como o racismo se estruturou, mas também sobre como reagimos a ele, tantas vezes sem consciência da sua existência. Como diz o autor, «não se trata de culpabilizar ou de acusar, mas sim de compreender os mecanismos do pensamento branco, de estarmos conscientes e construirmos novas formas de solidariedade.»

→ tintadachina.pt


Crítica da Razão Negra
Achille Mbembe
Antígona
Tradução de Marta Lança

De um autor fundamental nos estudos pós-colonialistas, este livro aborda a evolução do pensamento racial na Europa, resgatando o conceito de Negro e de homem-mercadoria, analisando o modo como as políticas racistas e o neo-liberalismo convergiram para converter as pessoas negras no paradigma de uma humanidade subalterna.

→ antigona.pt


Pele Negra, Máscaras Brancas
Frantz Fanon
Letra Livre
Tradução de Alexandre Pomar

Um dos mais importantes manifestos contra o racismo e o colonialismo, Pele Negra, Máscaras Brancas é um livro fundamental para pensar e discutir o racismo e o impacto da escravidão nas sociedades pós-coloniais.

→ letralivre.com


O Estado do Racismo em Portugal
VVAA (coord.Sílvia Rodrígues Maeso)
Tinta da China

Num estudo essencial para compreendermos a sociedade portuguesa e o racismo estrutural que a sustenta, este volume colige textos de vários autores ,identificando e analisando as práticas quotidianas que promovem a ordem racial anti-negra e anti-cigana em diversos contextos da sociedade portuguesa.

→ tintadachina.pt


Dicionário da Invisibilidade
VVAA
SOS Racismo

Com colaborações de mais de 170 autores e ilustrações de André Carrilho, o Dicionário da Invisibilidade reúne perfis de mais de três milhares de protagonistas que a história tentou tornar invisíveis, mas que ainda assim estiveram na linha da frente de muitas lutas sociais e foram responsáveis por mudanças fundamentais.

→ sosracismo.pt