Estante Andreia Brites 31 Maio 2022

Boleia
Guilherme Karsten
Fábula

Uma perspetiva humorada de uma viagem de carro. Do entusiasmo de realizar algo desejado e planeado aos sucessivos imprevistos, assim vai um surfista mudando de estado de espírito à medida que acolhe na sua viatura todas as personagens insólitas que lhe pedem boleia. E se no início tudo parece ser até divertido, rapidamente o desconforto ganha vantagem, entre a falta de espaço e os conflitos entre os vários ocupantes do carro.

Em rima e com refrão, a imprevisibilidade da narrativa reside no encontro seguinte, alimentando sempre a mesma cadência.
A ilustração caricatura as personagens, começando com o bigode verde do surfista, passando pelo escafandro do mergulhador, pelos óculos de sol do crocodilo ou pelas cuecas às bolinhas verdes e brancas do fato do super-herói. O que se passa entre elas dentro do carro também se lê pela sequência das imagens, constatando-se uma enorme agitação.

No final, algo ainda mais inesperado pode acontecer, deixando o leitor suspenso, a prever uma continuação das peripécias.

→ penguinlivros.pt