Estante Andreia Brites 13 Setembro 2022

A minha voz é linda
Joseph Coelho
Allison Colpoys
Fábula
Tradução de Susana Cardoso Ferreira

A voz é um instrumento poderoso que chama a atenção para a palavra. Serve de ferramenta para comunicar, transmitir pensamento, promover a aproximação ao outro. Também reivindica, afasta, ofende, critica. Mas a voz é também instrumento musical, é melodia e ritmo.

Perante o medo de fazer ouvir a sua voz, a protagonista permanecia em silêncio, recolhendo pouca empatia dos colegas com quem não conseguia comunicar verbalmente. 

Através da figura da nova professora, da poesia do seu imaginário e presença corporal, a menina reage também poeticamente.

Assim se valoriza o lugar da palavra estética, narrativa e simbólica como encontro mágico e de superação. A menina apropria-se, no seu próprio percurso, do mundo de descobertas fantásticas que a professora tinha introduzido, até ao momento catártico em que diz o seu poema à turma.

A expressividade das personagens reforça os laços cúmplices e a paleta de cores vivas e contextos naturais acrescenta esperança e confiança à protagonista neste encontro mais do que feliz.

→ penguinlivros.pt