And the winner is… Sara Figueiredo Costa 10 Maio 2021
Hélia Correia © Enric Vives-Rubio

Prémio Literário Guerra Junqueiro
O Festival Internacional de Literatura de Freixo de Espada a Cinta distinguiu Hélia Correia com o seu galardão, anunciando igualmente os vencedores do prémio Guerra Junqueiro Lusofonia.

Hélia Correia foi a vencedora do Prémio Literário Guerra Junqueiro, um galardão atribuído pelo Festival Internacional de Literatura de Freixo de Espada à Cinta. No comunicado que anunciou a decisão, a organização do festival declarou que «Hélia Correia reflecte a influência de Guerra Junqueiro tanto na parte literária, na sua poesia e no discurso poético da sua obra, como nas convicções políticas que sempre o entusiasmaram». Na próxima edição do festival, marcada para Julho deste ano, a autora de A Terceira Miséria receberá o prémio presencialmente.

O Festival Internacional de Literatura de Freixo de Espada à Cinta divulgou igualmente os autores distinguidos com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021: Albertino Bragança (São Tomé e Príncipe), Vera Duarte Pina (Cabo Verde), Abraão Bezerra Batista (Brasil), Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Agustín Nze Nfumu (Guiné Equatorial), João Tala (Angola) e Xanana Gusmão (Timor-Leste).