O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 25 Fevereiro 2022

O futuro visto do passado
A Public Domain Review é um precioso repositório de imagens, histórias e factos que importa ter à mão para continuar a olhar o mundo com curiosidade.

Fundada em 2011, a revista Public Domain Review é uma publicação on-line que se dedica a recuperar imagens, histórias e factos que o tempo vai deixando ficar para trás, mas nos quais a equipa editorial reconhece um imenso valor histórico, artístico e cultural. São pedaços de história, por vezes aparentemente triviais, que contribuíram e contribuem para o modo como conhecemos e interpretamos o mundo e que agora, com o espaço virtual, podem voltar ao nosso conhecimento.

Entre as centenas de artigos disponíveis, há um um conjunto de ilustrações criadas por vários ilustradores franceses, entre eles, o mais conhecido, Jean-Marc Côté, imaginando como seria o mundo no ano 2000. As imagens foram impressas entre 1899 e 1910, em postais e incluídas em caixas de charutos. Na verdade, as ilustrações foram impressas, mas nunca chegaram a ser distribuídas e o único conjunto de imagens que sobreviveu acabou por ser comprado pelo escritor Isaac Asimov, conhecido pelos seus textos de ficção científica. Foi Asimov quem divulgou amplamente essas ilustrações, ao incluí-las no seu livro Future Days: a nineteenth century vision of the year 2000, publicado em 1986 pela Henry Holt and Company. Curiosamente, alguns detalhes visíveis nestas ilustrações não estão tão distantes como poderíamos imaginar da realidade contemporânea.

→ publicdomainreview.org