Eu e o segredo do Faraó
Catarina Fonseca
Mané Peixoto
Pingo Doce/ Livros Horizonte
Este é o livro que junta o texto e a ilustração vencedoras da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
Catarina Fonseca regressa ao universo infantojuvenil muitos anos depois, com uma narrativa sobre o mais comum dos desejos: Artur, um menino de 9 anos, quer ter um cão. Persistente e criativo, não desiste do seu desejo e empreende um plano que aparentemente lhe vai garantir ter um cão. Mas Artur não prevê os acidentes e os imprevistos e acaba por se ver metido numa grande alhada.
O texto intercala pequenos momentos descritivos com a progressão da ação, narrada pelo protagonista que comenta os acontecimentos e as suas expectativas goradas com bastante acutilância. É precisamente a voz do protagonista, com os seus apartes, repetições e outras marcas discursivas, que confere mais humor à história, já de si potencialmente hilariante ou trágica.
Não há espaço para didatismos: quem não sabe como se cuida de um cão não é com esta narrativa que ficará informado. Saberá apenas o que implica ter um animal, qual o nível da responsabilidade. Porém, o que se destaca são mesmo as peripécias e o protagonista.
As ilustrações representam alguns momentos do texto, recorrendo a formas curvas, com contorno e traço simples, e uma paleta de cores reduzida. O elementar garante o foco no essencial e é coerente com o discurso textual. Não há nada que torne a leitura ambígua. Ao contrário, este livro prima pela simplicidade despretensiosa ao serviço de uma boa história.