Estante Andreia Brites 30 Janeiro 2023

De onde vem?
Anne-Sophie Baumann
Claire Garralon
Lilliput
Tradução de Deolinda Machado

Ovos, leite, sal, madeira, chocolate, cadeira, camisola, plástico ou bicicleta são alguns dos produtos cuja origem é descrita neste livro informativo.

As descrições são sumárias e fazem-se acompanhar por ilustrações do produto e dos seus componentes principais. A ordem pela qual aparecem os produtos também não é aleatória: os primeiros são alimentares e de uso quotidiano para uma parte significativa das crianças do mundo, sobretudo no hemisfério norte. Depois, introduzem-se o molho de tomate e o bolo de chocolate que requerem, na sua composição, a presença de ingredientes cuja origem já foi avançada nas páginas anteriores. Depois são os objetos que merecem destaque: a bola, a t-shirt de algodão, o copo de vidro, através dos quais se dão informações sobre elementos minerais, vegetais e químicos.

Embora a lógica e a disposição gráfica cumpram o propósito do tema, há algum desequilíbrio entre excesso de simplificação de alguns processos e um vocabulário específico que pode dificultar a compreensão por pré-leitores e leitores iniciais, o público preferencial do livro.

→ penguinlivros.pt