O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 19 Janeiro 2023

Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen
Revisitar o ciclo de conferências Sophia e as Artes na imensa biblioteca da internet.

Assinalando o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, em 2019, a Fundação de Serralves e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, acolheram o ciclo de conferências Sophia e as Artes, dedicado à obra e à vida da autora, bem como as relações entre a sua criação e outras linguagens artísticas. Agora, a Fundação de Serralves criou um site que reúne todas as intervenções apresentadas nesse ciclo, organizado por Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo, disponibilizando-as on-line.

Se a poesia foi um dos eixos centrais no encontro de tantos investigadores, artistas e leitores especializados na obra da autora, as artes plásticas, a dança, a música e a performance marcaram presença neste encontro, surgindo agora em destaque no site Sophia e as Artes, em cuja apresentação se lê: «Em todas as artes com que dialoga, Sophia identifica ritmos que se deixam apreender enquanto formas, e em todas as artes observa que só pelo movimento pode uma forma apreender os ritmos do mundo. No desenho, na arquitectura, na pintura ou na escultura – e na dança, naturalmente –, Sophia sempre desfaz qualquer ilusão de fixidez. E mostra-nos que, embora o movimento possa ser mais perceptível na música ou na dança, é sempre no movimento que radica o ritmo das artes porque é dele que emerge a “forma justa”, consubstancial ao universo.»

Quem não pôde assistir aos encontros de 2019, pode agora recuperar-lhes o conteúdo neste site, uma celebração da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen que é mais uma peça da imensa biblioteca da internet.

→ sophiaeasartes