Editorial 2 Novembro 2021

Ano Saramago, o início

No dia 16 deste mês José Saramago completaria 99 anos. Foi esta a data escolhida pela Fundação José Saramago para o arranque das comemorações do centenário do autor. Durante um ano, até ao dia do seu centésimo aniversário, nos quatro cantos do mundo celebraremos o Ano Saramago.

As comemorações terão início logo pela manhã do dia 16, com centenas de alunos de escolas de Portugal e de Espanha, mais precisamente das Canárias, a ler coletivamente o conto “A Maior Flor do Mundo”. Durante o dia, as sete bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas José Saramago levarão a cabo uma série de iniciativas para assinalar a data. E à noite, às 20h, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, haverá um concerto que abrirá com a leitura de um Manifesto pela Leitura, pela escritora espanhola Irene Vallejo, e pela interpretação pela Orquestra Metropolitana de Lisboa de “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn, acompanhadas pela leitura dos textos escritos por José Saramago, pela atriz Suzana Borges. 

Assim se inicia este ano de atividades em que a palavras – ditas e escritas – e tantas outras linguagens artísticas serão convocadas para homenagear um dos maiores autores da literatura mundial.

Por aqui, estamos a contar os dias para o início desta grande festa!