A pequena loja dos sustos: procura-se assistente sem medos!
Magdalena Hai
Teemu Juhani
Nuvem de Letras
Tradução de Nadili Léon
A pequena loja dos sustos é uma coleção cujos primeiros dois títulos são agora publicados em Portugal. Nesta primeira narrativa, conhecemos uma rapariga de nove anos, determinada a trabalhar e assim ganhar dinheiro para comprar uma bicicleta. Ao descobrir a loja dos sustos, vai entrar num lugar surpreendente. Tudo o que ali se passa é fantástico e delirante, entre poções e antídotos, um fantasma cheio de gosma e um polvo turbulento. Sem grandes momentos descritivos, o discurso acompanha as ações de … em busca do antídoto para curar o dono da loja do incontrolável ataque de riso que o acometera, graças a um pó de cócegas.
A possibilidade de entrar num mundo fantasmagórico mas pouco assustador, a presença do cómico de situação e de personagem e a heroína involuntária são ingredientes acertados para despertar o interesse de pequenos leitores cuja fluência, vocabulário e domínio morfossintáctico ainda não permitem a leitura de narrativas mais longas ou mais complexas.
Estamos perante um texto linear, em que a ação se desenrola numa lógica sequencial. É um episódio que antevê novas aventuras, nos livros seguintes, e apresenta as personagens de forma apelativa.
A ilustração suporta o texto com um contexto visual rico em pormenores. Assim, a leitura visual e textual complementa-se, promovendo uma compreensão mais eficiente por parte dos leitores que recentemente adquiriram as ferramentas essenciais para a leitura autónoma.