O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 14 Abril 2021

À conversa sobre Karl Ove Knausgård
Os seis volumes de A Minha Luta, de Karl Ove Knausgård, servem de mote para uma conversa sobre literatura, autobiografia, psicologia e ética que junta o escritor Alejandro Chacoff e a psiquiatra e também escritora Natalia Timerman.

Entre 2009 e 2011, o norueguês Karl Ove Knausgård publicou um romance em seis volumes que gerou discussões infindáveis sobre a fronteira entre literatura e realidade, sobre apropriações várias e sobre o direito de escrever sobre aqueles que nos são próximos. Também gerou muito sensacionalismo, sobretudo em jornais noruegueses e suecos, mas isso está definitivamente fora dos livros – é matéria condenada à efemeridade. A Minha Luta, assim se chama o conjunto da obra, começou com A Morte do Pai e encerrou com O Fim, traduzido em Portugal há poucos meses.

Na Rádio Companhia, um podcast da editora brasileira Companhia das Letras (que publicou os livros de Karl Ove Knausgård no Brasil), o escritor Alejandro Chacoff e a psiquiatra e também escritora Natalia Timerman conversam sobre a obra de Knausgård e as inúmeras questões que esta coloca no campo literário, mas também nos campos da psicologia e da ética. O episódio #135 de Rádio Companhia está disponível no SoundCloud, Apple Podcasts, e Spotify.

→ Rádio Companhia