A capital do livro fala português
A partir do dia 23 de abril, o Rio de Janeiro será Capital Mundial do Livro, na primeira vez que a Unesco atribui esta distinção, que já vai pela 25ª edição, a uma cidade de um país de língua portuguesa. Entre os propósitos assumidos pela cidade carioca está o de “promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais”.
A forte ligação que José Saramago estabeleceu com o Brasil durante a sua vida, continuada hoje através do trabalho da Fundação que leva o seu nome, somada ao facto de ser até hoje o único autor lusófono a receber o Prémio Nobel de Literatura, leva a Fundação José Saramago a associar-se a esta celebração dos livros e da literatura.
Em breve será divulgado o programa completo do Rio Capital Mundial do Livro 2025, que contará, além da FJS, com a Casa Fernando Pessoa e o Instituto Camões como entidades parceiras em Portugal. Outros países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa também estarão presentes neste que promete ser um ano especial para aqueles que amam os livros e falam o nosso idioma.