Mais vale ser um cão raivoso
Um novo espaço para descobrir o que andam a experimentar os novíssimos criadores de banda desenhada em Portugal.
Na Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto, nasceu um clube de banda desenhada aberto à participação de alunos e antigos alunos daquele estabelecimento de ensino. No âmbito das actividades desse clube, foi criado este Cão Raivoso (com o título inspirado na famosa canção de Sérgio Godinho), um fanzine que reúne uma série de bandas desenhadas originais feitas por diferentes alunos e alunas, mas também poesia e um texto sobre a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro.
Como se lê no texto de abertura, o objectivo deste clube é “promover a banda desenhada enquanto meio de expressão artística e literária. Incentivar os/as alunos/as à criação de hábitos de leitura e de desenho, à exploração e partilha de conteúdos diversos (música, poesia, textos de opinião, ilustração, cartolina, etc.), dar a conhecer as inúmeras actividades e eventos de banda desenhada que anualmente têm lugar por todo o país, bem como editoras e autores a nível nacional e internacional.” Para além da partilha e da descoberta que um projecto como este permite, acrescente-se a generosidade da partilha com o público que não frequenta a Escola Artística de Soares dos Reis e o potencial que este Cão Raivoso guarda para irmos descobrindo algumas novas vozes na banda desenhada feita em Portugal.
Por agora, e contrariando a velha escola das fotocópias que tantos fanzines fez circular pelo mundo, de banda desenhada e não só, o Cão Raivoso existe em formato digital (e é de leitura gratuita). Daqui a pouco tempo, no entanto, os leitores mais puristas podem procurá-lo em formato impresso.