Estante Andreia Brites 19 Agosto 2025

Virar o medo ao contrário, como a Paula Rego
Catarina Sobral
Tinta-da-China; Fundação Calouste Gulbenkian

A biografia de Paula Rego é o terceiro volume da coleção Heroínas das Artes, editado em parceria pela Tinta-da-China e pela Fundação Calouste Gulbenkian. A partir da coleção de arte moderna e contemporânea do CAM, a autora Catarina Sobral tem criado biografias ilustradas de várias artistas de relevância. Paula Rego sucede a Ana Hatherly e a Madalena Perdigão. 
Neste livro, Catarina Sobral destaca algumas características identitárias de Paula Rego, relacionando-as com a sua pintura e com o contexto histórico e político da época em que cresceu e desenvolveu a sua estética. A presença das histórias na infância, nomeadamente as tradicionais, assim como a ausência de liberdade em Portugal durante a ditadura salazarista, são dois factores basilares para o seu discurso visual. Há também um momento dedicado ao próprio processo criativo, que aborda temas, intenções e técnicas.
Sendo esta uma biografia sumária, a tábua cronológica final constitui um bom auxiliar para o texto. A ilustração, para além de representar momentos chave da vida da pintora, igualmente referidos no texto, acrescenta a adaptação de alguns dos seus quadros mais icónicos.
O tom escorreito e o discurso claro permitem uma leitura sem desvios, garantindo-se assim que as ideias principais sobre a genialidade de Paula Rego não se perdem.

→ gulbenkian.pt