Estante Andreia Brites 1 Julho 2025

Um cãozinho entrou na história 
Manuela Castro Neves
Maria Remédio 

Caminho 

Ao contrário de outros livros da autora, este é um texto em prosa. O conto narra a angústia de um rapaz que se sente excluído pelos colegas na escola. Em casa, o seu maior amigo é o cão Kuki, a quem recorre para se consolar e brincar. É neste momento que a narrativa muda o seu foco para o cão, justificando o título que a apresenta.
É o cão, que fora abandonado e depois encontrado por esta família, quem encontrará uma forma de ajudar o seu amigo a ganhar confiança. Haverá também o contributo do professor que se revelará essencial para a mudança de comportamento do grupo em relação ao menino.
Manuela Castro Neves mantém a linearidade e a simplicidade ao serviço da literatura e da leitura, privilegiando um sentido inocente e lúdico, ao serviço de uma mensagem pedagógica. 
Maria Remédio, por seu turno, compõe quadros fortes para cada momento, preenchendo o espaço com cor, jogando com formas geométricas e difusas, sem elementos causadores de ruído. As emoções assumem várias formas, entre expressões e gestos. Recuperam-se lugares que refletem a mudança final. É uma história simples sobre sentimentos e atitudes muito importantes. E com algumas subtilezas a não descurar. 

→ bertrand.pt