Estante Andreia Brites 24 Julho 2023

Todos e cada um de nós 
Liisa Kallio
Lilliput
Tradução de Ana Markl

A primeira curiosidade é a origem finlandesa da autora. Não que o livro traga alguma marca que remonte à sua identidade geográfica mas é de assinalar a edição em Portugal de um álbum infantil oriundo de um país tão pouco representado por cá.

O segundo ponto de interesse é a técnica usada na ilustração. O desenho a lápis de cor, lápis de cera e caneta de feltro não abunda na edição de álbum ilustrado em Portugal.

Já o tema do livro é universal: relaciona, através de opostos, a existência individual com o outro. A enumeração de comportamentos, gostos ou características diversas, associada a contextos visuais facilmente identificáveis pelo leitor, aproxima-o de todos os outros leitores no mesmo processo de identificação: todos sentimos alegria ou tristeza, medo ou coragem. Também se encontram várias ações que agradam a pessoas diferentes: dançar, ler, desenhar, espreguiçar-se… Finalmente, as pessoas são colocadas em perspectiva, deixam de ocupar um lugar exclusivo para o partilharem com todos os que coexistem no planeta Terra que, por seu turno, integra o sistema solar. Para além do movimento amplificador da narrativa há também na ilustração uma grande atenção a detalhes prosaicos do quotidiano que potenciam a empatia com a mensagem do livro.

→ penguinlivros.pt