«Quem se preocupa com os netos planta um sobreiro»
O ditado popular serve de mote a uma nova edição de Histórias à Sombra do Montado, quatro bandas desenhadas em torno deste importante eco-sistema implementado na paisagem alentejana.
Depois de uma primeira publicação disponibilizada há dois anos, a Ronha – Associação Cultural, de Odemira, volta a trazer aos leitores um novo volume de Histórias à Sombra do Montado. O projecto reúne escritores e autores de banda desenhada que, em conjunto, criaram quatro histórias em torno do eco-sistema do montado. Neste número 2, as duplas que assinam as histórias são Filipa Martins/Patrícia Guimarães, Afonso Reis Cabral/Bernardo Majer, Joana Bértholo/Joana Mosi e Valério Romão/Ricardo Baptista.
Escolhendo diferentes traços e abordagens narrativas, em histórias que reflectem a importância da paisagem do montado para o equilíbrio ecológico e para a sustentabilidade do território alentejano, mas que também convocam temas como a memória, a herança que deixamos para quem se nos segue, a capacidade de nos entendermos independentemente das línguas que falamos ou a necessidade de nos aproximarmos uns dos outros para que possamos conhecer as histórias respectivas, este segundo livro volta a cumprir o propósito anunciado pela Ronha: «homenagear e sensibilizar a população para o Montado de Sobro em Odemira — uma reserva de biodiversidade natural, um dos mais ricos do mundo, que corresponde a 23% da floresta nacional com um total de 736 mil hectares de fauna, pastagens e flora —, mas que está em declínio devido às alterações climáticas e a uma gestão inadequada.»
Histórias à Sombra do Montado foi impresso em papel e está a ser distribuído gratuitamente por todo o concelho de Odemira. Quem não viver ou passar por lá, tem oportunidade de ler este conjunto de histórias e o anterior em PDF.