And the winner is… Sara Figueiredo Costa 23 Fevereiro 2023

Prémio toma lá 500 paus

Anualmente, a associação Chili Com Carne realiza um concurso de banda desenhada entre os seus sócios, sendo o prémio duplo: monetário, com o pagamento de 500 euros, e editorial, com a publicação da obra vencedora garantida pela Chili Com Carne. Sendo um concurso interno, importa referir que desta iniciativa têm surgido vários livros de grande relevância no panorama da BD portuguesa, casos de The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros, de Francisco Sousa Lobo, ou Hoje Não, de Ana Margarida Matos. A ideia é que os concorrentes entreguem o projecto de um livro, com uma sinopse e algumas páginas desenhadas, e que usem o dinheiro do prémio para poderem trabalhar na execução desse livro durante algum tempo.

Este ano, o valor do prémio duplicou e o vencedor foi anunciado recentemente. Luís Barreto venceu os 1000 euros e terá o seu livro Partir a Loiça Toda – uma aventura de Danny & Arby publicado, estando igualmente anunciada a inclusão de um disco com música do Culetivo Feira nessa futura edição. Eis a sinopse do livro que aí virá: Danny e Arby e os seus amigos Cassie e Buddy metem-se num comboio e vão até à Metrópole. Vão ao primeiro concerto do Sindicato do Punk, a banda de Bobi, um amigue do duo. A banda já ganhou alguma tracção com o seu EP de estreia por isso a sala está cheia de fãs ansiosos pela estreia ao vivo da nova sensação do punk nacional. O concerto é absolutamente caótico, envolvendo vibradores, confettis, finos entornados e muito, muito mosh. Mas a actuação do Sindicato do Punk é apenas o concerto de abertura para os TINNITRUS, uma banda local de noise extremo que destrói tímpanos e PAs por onde quer que passe. Na sua actuação, vale tudo, como um guitarrista a desmontar o seu instrumento, um baterista a tocar com utensílios de cozinha e um vocalista que usa os seus movimentos intestinais como expressão artística. No final do concerto, os nossos quatro heróis voltam de boleia com Bobi, que conduz como alguém saído directamente da série Fast & Furious e, com alguma dificuldade, o grupo consegue voltar a casa no final da aventura.

Do júri fizeram parte Alexandra Saldanha (música, autora de BD e da Direcção da Associação Chili Com Carne), Ivo Puiupo (autor de BD e vencedor da edição anterior), Marcos Farrajota (autor de BD, editor e Presidente da Chili Com Carne), Mariana Pita (música, animadora e autora de BD) e Pedro Moura (crítico de BD e sócio da livraria Tinta nos Nervos).

→ chilicomcarne