And the winner is… Sara Figueiredo Costa 9 Março 2022
Jorge Sousa Braga / DR

Prémio Literário
Inês de Castro

Jorge Sousa Braga venceu a mais recente edição do Prémio Literário Inês de Castro, com o livro A Matéria Escura e Outros Poemas, uma edição da Assírio & Alvim. Numa nota de imprensa enviada à Agência Lusa, José Carlos Seabra Pereira, membro do júri, justificou a escolha: «Singularizado pelo núcleo de onze poemas cósmicos e sua longa litania de abertura, depois acolitados por outros poemas de motivos científicos, entre o espanto e o alarme de “Tanta conexão / E tanta solidão” (“O Cérebro”), o livro não abdica da pluralidade temática, com altos momentos poéticos em “Mulheres e árvores” ou em “A Última Ceia” e seu extraordinário Ecce Homo de piedade reversa perante a humanidade de um Cristo carregando a sua e nossa cruz quotidiana».

A Matéria Escura e Outros Poemas, uma edição da Assírio & Alvim

O júri do prémio, composto por José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Isabel Pires de Lima, Pedro Mexia e António Carlos Cortez, atribuiu ainda o Prémio Tributo de Consagração, distinguindo a obra de João de Melo, autor de Gente Feliz Com Lágrimas, entre mais de três dezenas de livros.

Atribuído pela Fundação Inês de Castro, este prémio literário distingue anualmente obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa sobre motivos do mito inesiano. O prémio agora anunciado refere-se ao ano de 2020, tendo a sua atribuição sido adiada devido à pandemia. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 9 de Abril, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

→ fundacaoinesdecastro.com