O rapaz dos jornais
Vince Vawter
Fábula
Vencedora do Newbery Medal em 2014, esta narrativa acompanha um jovem rapaz de onze anos ao longo do mês de julho de 1959, enquanto se dedica à entrega de jornais no seu bairro, em Memphis. Esta atividade, que decorre da generosidade do protagonista e narrador, constitui um enorme desafio devido à sua gaguez profunda.
Da dificuldade de comunicação ao sentimento de incompreensão, indiferença ou humilhação por parte do mundo, o rapaz vai sobrevivendo ao trauma e descobrindo o mundo. Com a ajuda do Sr. Spiro, encontra algumas respostas filosóficas para o comportamento dos adultos. Através da dura experiência de Mam, a grande figura maternal, irá tomar consciência da violência da segregação e da injustiça social. O segredo da sua identidade também abalará a forma como se vê e como vê a mãe e o pai.
O livro traça, com subtileza, o retrato de um contexto familiar e social erigido em códigos de aparência, mentira e desigualdade. Em simultâneo, é pela amizade que este Homenzinho se salva. É a amizade que o estimula, que o protege, que lhe dá esperança.