Na morte de uma revista
Depois de uma década de actividade quase diária, a revista norte-americana The Nib fecha portas, tentando manter on-line um arquivo com milhares de bandas desenhadas e cartoons.
Ao longo de dez anos, a revista norte-americana The Nib publicou reportagens, memórias e outras narrativas não-ficcionais em banda desenhada, para além de cartoons que nos foram dando a ver o mundo e, em particular, a vida política nos Estados Unidos da América. Nem tudo se passava no ecrã, onde a revista tinha a sua presença quase diária; a The Nib publicava-se igualmente em papel e aí se reuniram alguns dos mais interessantes trabalhos da banda desenhada produzida nos últimos anos.
Fundada em 2013 pelo cartoonista Matt Bors, a The Nib prepara-se agora para cumprir a maldição de muitas revistas e publicações periódicas, encerrando as suas actividades. Antes disso, ainda publicará um número dedicado ao tema do “futuro”, esse lugar que ainda estamos para conhecer e que não se afigura muito risonho, tendo em conta o que se passa no mundo. Até lá, a redacção oferece aos leitores todos os números da revista em versão PDF. É mesmo uma oferta, sem contrapartidas, mas a The Nib aceita contributos para pagar os servidores que permitam manter o seu arquivo on-line. E é um arquivo que importa preservar.