O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 20 Julho 2023

Mulheres descolonizando mundo e mentes
Uma revista académica, a Revista de Comunicação e Linguagens, dedica a última edição ao olhar e ao papel das mulheres na descolonização.

O mais recente número da Revista de Comunicação e Linguagens reúne cerca de duas dezenas de ensaios (alguns visuais), estudos, recensões de livros e entrevistas que reflectem sobre o papel das mulheres nos processos de descolonização. Como se lê na introdução, assinada por Maria do Carmo Piçarra, Ana Cristina Pereira e Inês Beleza Barreiros, responsáveis por esta edição: «Este número da RCL nasce de uma interrogação inicial e iniciática: onde estão as mulheres nas descolonizações? Desdobra-se depois em interrogações mais específicas: Como é que as mulheres olharam as lutas de libertação, nas ex-colónias portuguesas? Como é que os seus pontos de vista foram integrados ou não na imaginação do colonialismo? Houve um olhar específico das mulheres sobre a libertação do colonialismo português? Que saber e consciência temos de/sobre esses olhares? E como é que esses olhares se cruzam com os das realizadoras, artistas, curadoras e académicas que hoje questionam os arquivos, públicos e privados, interrogam e recriam visualmente as suas memórias e re-imaginam o colonialismo? Que ação é que a investigação académica, as políticas de conservação de arquivos, os gestos de programação e curadoria podem ter no questionamento ou, pelo contrário, no prolongamento das “políticas (oficiais) da memória”?»

Com o título «Mulheres nas Descolonizações: Modos de Ver e Saber», este número da RCL percorre vários processos de descolonização, alguns antigos, outros bem recentes, procurando perceber o posicionamento e o olhar das mulheres perante essa reviravolta decolonial que se vai construindo no presente.

→ rcl.fcsh.unl.pt