Editorial 6 Outubro 2022

Literatura aproxima Colômbia e Portugal

Em 2013, Portugal foi o país convidado da FILBo, a Feira do Livro de Bogotá, num programa com mais de cem iniciativas, que contou com a participação de dezenas de autores, editores, ilustradores, artistas e levou um pouco da cultura portuguesa até a Colômbia. Os frutos dessa iniciativa refletem-se até hoje, com uma presença muito maior de escritores e escritoras portuguesas nas livrarias do país, além de iniciativas em universidades e centros culturais relacionadas com a literatura lusófona.

Este ano, Portugal voltou a ser país homenageado na Colômbia, desta vez da Festa do Livro e da Cultura de Medellín. Durante dez dias de setembro, o país esteve representado em diversas atividades como apresentações de livros, oficinas, exposições fotográficas, exibições de filmes, concertos e debates. Realizada no Jardim Botânico da cidade, a festa do livro contou com um público de mais de 500 mil pessoas, que teve a oportunidade de conhecer 250 títulos da literatura portuguesa e lusófona. A programação portuguesa da festa literária teve curadoria do professor, tradutor e investigador Jerónimo Pizarro, e do conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Bogotá, Pedro Rapoula.

O trabalho feito nestas duas edições dos dois principais eventos literários da Colômbia demonstra a importância de estreitar laços culturais com outros países. Desde 2013, a cultura portuguesa é mais conhecida e difundida na Colômbia, um movimento que acontece também na direção contrária. Nos últimos anos, autores e autoras colombianas estão mais presentes nas livrarias e eventos literários portugueses. Graças aos livros – e ao importante trabalho de difusão que foi realizado -, na última década Portugal e Colômbia são países mais próximos. Um trabalho a repetir noutros locais, estreitando ligações entre povos e culturas.