Ler é bom para a saúde
“Todo o mundo me diz que tenho que fazer exercício. Que é bom para a minha saúde. Mas nunca ouvi ninguém dizer a um desportista: tens de ler”, disse uma vez José Saramago.
Estudos recentes, realizados pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, no Brasil, reforçam a ideia de que ler é bom para saúde.
“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um exercício para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa de ser estimulado”, explica Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro.
Reduzir o stress, atrasar os efeitos de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, são alguns dos benefícios trazidos pelo hábito da leitura, apontam os pesquisadores. «A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)», acrescenta a professora Aline Fay.
É sabido que o sedentarismo é um mal que causa diversas doenças e prejudica a qualidade de vida. Assim como é preciso exercitar o corpo, é preciso exercitar a mente. E ler é a melhor maneira de manter o cérebro saudável.