O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 28 Julho 2021

Jornalismo que faz falta
Setenta e Quatro é um novo projecto jornalístico em português, apostando na investigação e na independência.

Num tempo de precariedade instalada nas redacções, é inevitável que o jornalismo que vamos consumindo seja muitas vezes mais superficial, muito baseado em notícias de agência e pouco na presença de repórteres nos locais. Essencial ao funcionamento democrático, o jornalismo custa dinheiro e fazê-lo custa tempo e trabalho, tudo coisas pouco disponíveis. É por isso de saudar o aparecimento de um projecto jornalístico que se afirma de investigação, dedicando aos temas o tempo necessário para que sejam profundamente tratados, e independente, procurando no apoio dos leitores e em parcerias o investimento necessário para continuar a desenvolver o seu trabalho. O Setenta e Quatro chegou há pouco à internet e apresenta-se assim:

«O Setenta e Quatro é um projeto de informação digital que atua na garantia dos valores democráticos e progressistas. Acreditamos que o jornalismo de investigação é um pilar fundamental para a realização de uma sociedade democrática. Pretendemos, assim, fortalecer a democracia e trazer a quem nos lê e ao espaço público temas até agora pouco explorados.

A informação é um direito. O acesso à informação independente promove o exercício democrático e fortalece a opinião pública, incentivando quem nos lê à participação cívica. O jornalismo aprofundado e contextualizado contribui para evitar lógicas e discursos autoritários que coloquem em causa direitos fundamentais.»

No site, já há muito para ler e reflectir, dos mitos sobre os beneficiários do Rendimento Social de Inserção à história da extrema-direita em Portugal, passando pelo estado dos recursos hídricos e a sua relação com a agricultura intensiva e por uma mão-cheia de crónicas que olham para o nosso mundo quotidiano. E há também um espaço para apoiar, de modos muito diferentes e à medida da carteira de cada leitor.

→ setentaequatro