Estante Andreia Brites 29 Outubro 2024

Gato comum
Joana Estrela 
Planeta Tangerina

Gato comum é uma banda-desenhada sobre os últimos dias de vida de um gato e como reagem os elementos da família à perda, primeiro eminente, depois efetiva.

Sem eufemismos, Joana Estrela traz para as pranchas os silêncios e as reflexões a que já habituou o leitor em livros anteriores. Não dá explicações prolongadas sobre o estado de saúde do animal, ou sobre a história de cada pessoa com ele, sobre episódios cómicos ou estados emocionais. E sobre tudo isto se fala na narrativa, mas deixando sempre espaço ao leitor para colocar questões ao texto e à imagem, sobre as personagens e os acontecimentos. Um dos momentos paradigmáticos desta estrutura é a história intercalada do gato da mãe, que a conta à narradora, presumivelmente à hora de deitar, quando esta era pequena.

Gato comum é uma homenagem a todos aqueles que são únicos sem precisarem de ter nenhuma marca certificada (serve para quem quisermos). E é um relato do sofrimento de cada um – pai, mãe e filha – num contexto em que a intimidade familiar pode ser simultaneamente necessária e desconfortável. A autora mostra, através de situações muito concretas e transparentes, como nos estranhamos e nos descobrimos nos processos de sofrimento e de perda. E ainda como a culpa não é para aqui chamada e o luto também se faz de esperança.

→ planetatangerina.com