Estante Andreia Brites 25 Julho 2022

De mãos dadas
Christopher Cheng
Stephen Michael King
Nuvem de Letras
Tradução de Marta Pinho

O que reserva o futuro? Até onde vai a entreajuda? E a dedicação ao outro? E se, apesar do desejo e das juras de que nada mudará, um dia a separação for inevitável?

Um rato e um panda conversam sobre estas variáveis imprevisíveis da vida, mostrando todo o afeto que os une. Neste diálogo de perguntas e respostas, o par faz o seu caminho, real e simbólico, entre os desafios da natureza e os hábitos reconfortantes que partilham. O Panda protege o amigo da força do vento ou das intempéries de chuva ou neve. Acarinha-o junto ao peito e dá-lhe repetidas vezes a mão. Jogam xadrez e tomam chá, lêem livros e viajam. Depois de assegurar ao Rato que nunca o abandonará, “na saúde e na doença “, é chegado o momento em que o Rato coloca uma questão inesperada: e se for ele a querer partir? A resposta do Panda é desconcertante pela consciência que carrega.

Medo, alegria, ternura e sinceridade são as emoções e os valores que perpassam não apenas pelo texto mas igualmente através das ilustrações delicadas de traço clássico e figurativo.

→ penguinlivros.pt