Editorial 6 Fevereiro 2024

Celebrar Abril e Baptista-Bastos

Neste mês de fevereiro, o jornalista e escritor Armando Baptista-Bastos completaria 90 anos. Amigo de José Saramago de muitas décadas, Baptista-Bastos foi o autor de uma frase em forma de pergunta que acabou por tornar-se célebre: “Onde é que você estava no 25 de Abril?”.

A Fundação José Saramago partiu dessa pergunta para dar início a um ciclo que pretende celebrar a revolução e que terá como mote “Onde estarias se não fosse o 25 de Abril?”. Com coordenação da jornalista Ana Margarida de Carvalho, a série de encontros propõe discutir o legado da revolução de 1974. A primeira sessão, já no dia 7 de Fevereiro, tem como convidados o Militar de Abril Carlos Matos Gomes e o escritor José Fanha.

Baptista-Bastos morreu em 2017, aos 83 anos, e nesta edição da Blimunda será recordado com um texto do amigo José Saramago para o seu livro Fado Falado, publicado em 1999.  «Baptista-Bastos foi para mim (já o era para muitos outros) uma referência constante, não só do ponto de vista da competência profissional, mas também do ponto de vista de uma ética da responsabilidade», escreveu Saramago sobre o amigo.