Espelho Meu Andreia Brites 21 Dezembro 2021

Beijos
Marta Comín
Orfeu Negro

Este álbum é um exemplo de como um livro destinado à primeira infância pode privilegiar a qualidade estética e a profundidade temática sem abdicar da simplicidade.O tópico do beijo enquanto manifestação de afeto é explorado através de jogos de interação entre o leitor e o livro. Recorrendo sobretudo a dobragens, a autora propõe assim ao seu interlocutor que seja agente facilitador dos beijos entre vários animais.

Há seis peixes, cinco abelhas, quatro patos e quatro serpentes, dois elefantes e três pássaros. Cada espécie numa página própria. A ordem não é arbitrária. Mas, provavelmente, a principal razão não será a contagem decrescente excepto pelo ponto de viragem quando, depois do par de elefantes, chegam três pássaros. O número de animais permite várias combinações para a troca de beijos e várias posições no espaço: os peixes organizam-se em pares, um trio de abelhas faz da que está no meio a privilegiada que beija as que a ladeiam, a roda de patos leva cada um deles a beijar o que lhe está à esquerda e o que lhe está à direita, ainda três serpentes beijam duas parceiras e uma só beija outra, finalmente o par de elefantes beija-se entre si.

Significa isto que não só cabe ao leitor tentar alcançar todas as combinações possíveis como estas se revelam horizontais, sem se restringirem ao modelo da relação amorosa. 

O que acontece em seguida vem valorizar outro modelo, o da parentalidade. Os dois pássaros beijam um terceiro, que está no ninho. E, na dupla final, cabe a uma família humana os últimos beijos e ao bebé as últimas palavras para ser ele quem beija e deseja um bom sono aos pais.

Subtilmente, um álbum que se dirige aos seus leitores ideais como objeto lúdico é um manifesto ideológico, conjugando emocional e sensorial e convidando à participação como poder de replicação. 

As formas geométricas, preenchidas pela cor sem contorno, a limpidez do design e a estrutura textual rimática, com insistência na repetição e nas onomatopeias constituem os principais critérios para captar a atenção dos mais pequenos, incentivando a exploração e a repetição. 

Há um cuidado com todos os detalhes que se converte num livro muito acessível e empático que apetece ler com as mãos.

→ orfeunegro.org