Editorial 12 Fevereiro 2021

A nova Blimunda

Aqui está, leitoras e leitores, a nova versão da revista Blimunda. Nascida em 2012, a publicação cultural, mensal e gratuita da Fundação José Saramago chegou, no final do ano passado, à sua centésima edição. O marco, que muito nos orgulha e motiva, levou-nos a repensar alguns mecanismos e incentivou-nos a avançar para algumas mudanças.

Após 100 números, a revista Blimunda apresenta-se num formato diferente. Com o objectivo de facilitar a leitura e a partilha dos conteúdos, e com novas secções em constante actualização, a publicação passa a estar disponível numa página web, que agora se inaugura.

As mudanças permitirão que a revista esteja mais presente no dia a dia de quem a lê, ao tornar mais cómoda a sua leitura (em computadores, telemóveis e tablets), mais fluida a navegação dentro de cada número da revista e mais fácil a difusão de cada secção. A criação de uma ferramenta de busca também facilitará a procura por tema, nome ou palavra nos conteúdos publicados.

As 100 edições da revista, produzidas durante os últimos 8 anos, continuarão disponíveis no formato anterior (pdf), agora alojadas na página da revista.

A Blimunda, neste novo formato, mantém os seus propósitos iniciais: dialogar com os leitores, propor assuntos que nos parecem pertinentes e não deixar morrer a memória de quem faz da Cultura um lugar a ser sempre visitado.

Bem-vindos à 101ª edição da Blimunda.
Boas leituras!