Espelho Meu Andreia Brites 22 Julho 2024

A melhor amiga da menina República 
Isabel Zambujal
Bernardo Carvalho 
Edições Assembleia da República 

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, as Edições Assembleia da República lançaram a coleção Missão Democracia. Com o objetivo de trazer informação, contexto histórico e pensamento crítico a temas essenciais para o exercício da democracia, apresentam-se, entre outubro de 2023 e outubro de 2024, doze livros ilustrados, destinados sobretudo ao público infantil. O primeiro título da coleção foi lançado por ocasião do 5 de outubro e celebra a República. 

Isabel Zambujal, autora do texto, cruza sem pejo textos informativos com um diálogo imaginário entre a República e a Democracia. O facto de se integrarem as duas tipologias textuais no mesmo espaço discursivo poderia criar ruído. Neste caso, o risco compensou largamente. O texto informativo não aparece disfarçado de narrativa ficcional. Assim, o leitor consegue mais facilmente distinguir os dois níveis dos textos, garantindo o acesso claro a dados cronológicos, à sucessão de factos relevantes e ainda à descrição de situações ou contextos específicos. A disposição dos textos nas páginas e as opções gráficas garantem que estes têm lugares distintos, o que também favorece a leitura clara. 

Por seu turno, a relação de amizade entre a república e a democracia valida valores políticos sem que se recorra a discursos didáticos, moralistas ou panfletários. A República assume quase sempre a palavra, partilhando desejos e acontecimentos com a amiga Democracia. Esta relação serve sobretudo para deixar claro que ambas devem dialogar, questionando em conjunto o contexto social, económico e cultural, para que o país evolua no sentido da justiça, da liberdade e da solidariedade. O diálogo final sintetiza esta ideia que acompanha todo o livro. 

Da imensa informação disponível, Isabel Zambujal destacou os principais feitos da 1ª República na área da educação, dos direitos do trabalho e dos valores sociais: escolaridade obrigatória, ensino secundário e superior, direito à greve e à pausa semanal, separação do poder do estado do poder eclesiástico, lei do divórcio, valorização do desporto e liberdade de imprensa. Ainda elenca as principais figuras republicanas, mulheres e homens, descreve os símbolos e chama a atenção para a ditadura salazarista.

As ilustrações dão corpo feminino à República e à Democracia e representam os diversos contextos apresentados. A cor e a figuração sem contorno contribuem para um constante efeito de movimento, que imprime ritmo e leveza ao livro. A objetividade do texto e a seleção da informação resultam numa leitura simples sem vestígios de simplismo.

→ livraria.parlamento.pt