Viagem às bibliotecas municipais
Públicas, gratuitas, acessíveis a toda a gente, assim são as bibliotecas municipais, compondo uma rede que é muito mais do que a prestação de serviços bibliográficos.
Pela mão de João da Silva, o Público acolhe uma série de reportagens dedicadas às bibliotecas municipais portuguesas. Com o título Road Trip Literária, esta é uma viagem que passará pelas 18 bibliotecas municipais, uma por cada distrito, conversando com bibliotecárias e bibliotecários, conhecendo as especificidades de cada local na sua relação com os livros e a leitura pública e pedindo aos responsáveis de cada biblioteca visitada uma sugestão de leitura, um livro escrito por um autor ou autora local.
A série abre com a Biblioteca Municipal de Setúbal, com o texto “O livro é um mudo que fala”: «Lígia Maria Águas trabalha na biblioteca há 28 anos e é diretora há oito. “É uma paixão, embora não o tenha sido de início. Licenciei-me em História, fui para Ciências Documentais e escolhi Arquivo. Trabalhei na Torre do Tombo, mas o amor trouxe-me até cá. E pronto, foi um bichinho.” Valeu a pena? “Claro! Nós também vamos crescendo. Continuo a gostar de arquivo, mas a biblioteca é outra coisa. Aqui, procuro cumprir a missão de uma biblioteca pública, mas tenho de ir mais além. A biblioteca já não é o que era há 20 anos. Às vezes, as pessoas queixam-se do barulho, porque temos atividades com música e canto. Só que a biblioteca agora é tudo, é trabalho, cultura e lazer. É dos espaços mais democráticos que existem. Aqui, é tudo gratuito e todas as pessoas podem, em pé de igualdade, usufruir dos nossos serviços.»
Já estão disponíveis mais reportagens desta Road Trip Literária, visitando as bibliotecas municipais de Beja e Lagoa. Ao longo dos próximos dias, seguem-se os outros distritos.