Mulheres atrás das câmaras
Para ver em casa, um conjunto de curtas e longas-metragens realizadas por algumas pioneiras da sétima arte.
No seu site repleto de conteúdos, o Sesc – São Paulo inclui uma vertente digital com registos áudio e áudio-visuais de diferentes tipos, das palestras aos concertos, passando por discos e filmes. Neste último apartado disponibiliza um conjunto de filmes, muitos deles documentais, que ilustram diferentes temas, aspectos, épocas e contextos da cultura brasileira, com algumas incursões em produções exteriores ao Brasil. É aí que encontramos a entrada «Pioneiras do Cinema», com curadoria de Fernanda Fava, uma selecção de curtas e longas-metragens realizadas ou escritas por cineastas mulheres entre 1906 e 1946.
Os Resultados do Feminismo, da francesa Guy-Blaché, primeira mulher a realizar um filme, compõem uma sátira à ordem dominante nos inícios do século XX, com os tradicionais papéis de género invertidos. Na mesma linha, O Engano de Mabel, da norte-americana Mabel Normand, é igualmente uma comédia muda sobre as questões de género. Já A Luz do Amor, da norte-americana Frances Marion (primeira guionista a vencer dois Óscares), é uma longa-metragem realizada em 1921 onde o amor e a guerra são temas dominantes, e onde o papel da personagem principal, Angela Carlotti, assume dimensões psicológicas pouco comuns para as mulheres nos filmes da época. No total, são nove filmes para conhecer o trabalho destas mulheres, pioneiras no cinema mundial, representando o labor de tantas outras que, assumindo diferentes missões por trás das câmeras, foram sempre pouco valorizadas, ou mesmo invisibilizadas.