Prémio MME para Lia Kali

A cantora e compositora espanhola Lia Kali foi a grande vencedora dos prémios Music Moves Europe (MME) 2026, anunciados durante a realização do festival Eurosonic Noorderslag, nos Países Baixos. Para além de Lia Kai, o júri distingiu ainda os músicos Camille Yembe, da Bélgica, Carpetman, da Ucrânia, Della, do Chipre, Sarah Julia, dos Países Baixos, e Sofie Royer, da Áustria.
O Comissário Europeu Para a Igualdade Intergeracional, Juventude e Cultura, Glenn Micallef, esteve presente na abertura do festival e, felicitando os vencedores, lembrou ao público presente a importância deste prémio, em declarações que podem ler-se no site oficial da Comissão Europeia: «A cena musical europeia continua a prosperar graças à sua diversidade, criatividade e vozes artísticas ousadas. Os prémios Music Moves Europe celebram os artistas que estão a moldar o som futuro do nosso continente e a levá-lo para além das fronteiras da Europa. Felicito calorosamente todos os vencedores por esta conquista notável. Estou certo de que os seus sons irão ressoar por toda a Europa.»
Os prémios Music Moves Europe são atribuídos pelos festivais de música Eurosonic Noorderslag e Reeperbahn Festival com o apoio do programa Creative Europe.