Juntar-se por Gaza e pela paz
«A paz é possível se nos mobilizarmos para ela. Nas consciências e nas ruas», escreveu José Saramago em 2004, num texto em que falava sobre os muitos anos de conflito no País Basco. «É certo que existe uma terrível desigualdade entre as forças materiais que proclamam a necessidade da guerra e as forças morais que defendem o direito à paz», pontuava o escritor.
É contra essas forças materiais que insistem na necessidade da guerra que a Fundação José Saramago (FJS) e a Associação Pão a Pão (PAP) se unem para organizar, com o apoio do CCB e da RTP, o concerto e a campanha solidária Juntos por Gaza.
No dia 4 de dezembro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, estarão em palco os artistas: Ana Lua Caiano, Bárbara Tinoco, Cara de Espelho, Capicua, Carlão, Clã, Cristina Branco, Filipe Raposo, Mais Hriesh, Mário Laginha, Salvador Sobral, Selma Uamusse e Sérgio Godinho. Os músicos e as suas equipas participarão gratuitamente no concerto que tem por objetivo angariar fundos para a Palestina. O valor será revertido para a UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina. Desde o dia 24 de novembro e até dia 31 de dezembro, também é possível fazer doações através do MBWay com o número + 351 92 730 1000 e do IBAN PT50.0036.0063.99100091709.19
O concerto Juntos por Gaza será transmitido em direto na rádio Antena 3 e terá transmissão no canal 1 da RTP, no dia 10 de dezembro. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que se possa dizer que há paz em Gaza. Por enquanto, a população palestina enfrenta com caráter de urgência as necessidades mais básicas: medicamentos, água potável, comida, abrigo. Com a ação Juntos por Gaza, a Fundação José Saramago e a PAP esperam que seja possível minimizar um pouco do sofrimento na Faixa de Gaza. Além do objetivo material, esta iniciativa tem também uma finalidade simbólica: demonstrar que, unida, a sociedade civil é capaz de se mobilizar pela paz. Nas ruas, como tem sido visto em muitas partes do mundo, e também nas consciências. Estamos e estaremos Juntos, por Gaza e pela paz.