Estante Andreia Brites 28 Fevereiro 2025

Vamos falar sobre aquilo: o guia para adolescentes sobre identidade, sexo e relações 
Erika Moen
Matthew Nolan

Booksmile
Tradução de Luana Castro Azevedo

O que se deve dizer aos adolescentes sobre sexo, identidade e relações? Desde há décadas (não muitas) que famílias e escolas se socorrem de livros para as substituírem na abordagem a estes temas, tantas vezes considerados tabu. Contudo, a maior parte dos livros centram-se em questões científicas ou estritamente emocionais e comportamentais. 
Este guia em banda-desenhada relaciona as duas perspectivas como parte de um todo que resulta nas vivências de cada um. Através do diálogo, sobretudo entre pares, explicita experiências sexuais, dúvidas sobre a interação com parceiros e parceiras, modelos de relação, angústias várias relacionadas com a imagem e o conhecimento do próprio corpo, emoções e identidade. Há uma objetividade e clareza surpreendentes, num contexto editorial que até à data tem apresentado poucas opções tão honestas. Este livro não almeja uma didática neutra e, por isso, posiciona-se ao distinguir conceitos como sexo, género e sexualidade; ou cisgénero, bigénero, não-binário ou transgénero, entre outros. 
Ao longo dos vários capítulos, as ilustrações representam muitas vezes os órgãos sexuais, para explicarem processos como a masturbação, atos sexuais, o sexo seguro ou o pós-sexo. 
A dedicatória do guia é bastante certeira quanto à intenção do seu conteúdo: “Para todas as pessoas que precisem, independente da idade”. Será uma leitura útil para algumas pessoas adultas e, seguramente, ajudará muitos adolescentes a terem uma relação mais saudável, segura e confiante com o seu corpo, a sua identidade e a sua sexualidade, respeitando-se a si e às outras pessoas. 

→ penguinlivros.pt