
Tão diferentes e tão amigos!
Matthew Cordell
Nuvem de Letras
Tradução de Marta Pinho
A história reconta, até um certo ponto, a fábula da formiga e da cigarra. Benjamim é previdente, organizado e pouco afoito. Papoila, a sua melhor amiga, é descontraída, aventureira e nada organizada. Por isso, não recolhe alimentos a tempo de sobreviver ao inverno. Perante tamanho problema, os dois amigos partem numa aventura em busca da solução. Entre esforços, sustos e peripécias, desvendam um mistério e têm grandes surpresas. No final, ambos demonstram ter aprendido algo que os aproxima ainda mais.
A narrativa é suportada por ilustrações que permitem um espaçamento grande entre frases ou trechos e que complementam a ação, conferindo às personagens e aos espaços marcas de afeto e identidade. As molduras que se encontram nas várias casas, e cujos retratos remetem para várias personagens, são disso um bom exemplo.
O livro foi distinguido com o Prémio Stregga e integrou a lista White Ravens. Pelo formato e pela estrutura, já não se trata de um álbum e sim de um conto ilustrado, adequado para a leitura autónoma por leitores iniciais, quando a sua competência já permite textos um pouco mais longos. Igualmente, é uma boa leitura para ser feita por um adulto a crianças. A simplicidade do texto e os pormenores da ilustração são grandes facilitadores da compreensão.