Prémios Caldecot e Newbery
São os prémios mais conhecidos, entregues pela American Library Association, anualmente. Porém, importa realçar que esta associação destaca autores e obras em mais de duas dezenas de áreas. Há prémios que destacam os melhores livros sobre a deficiência ou a identidade de género, aqueles que identificam obras e autores que representam a cultura nativo-americana, traduções de outros contextos geográficos publicadas nós E.U.A., livros que representam a cultura latina, prémios para primeira obra, para textos de ficção e de não ficção. Alguns destes galardões respeitam ainda categorias etárias ou distinguem escritores e ilustradores.
Na edição de 2024 do Mildred L. Batchelder Award, que distingue livros escritos noutra língua que não inglês, originalmente editados noutro país e posteriormente traduzidos nos E.U.A., Pardalita, de Joana Estrela, venceu uma menção honrosa.
John Newbery Medal
The eyes and the impossible, escrito por Dave Eggers, é o título vencedor.
Conta com ilustração de Shawn Harris e está editado pela Alfred A. Knopf, uma chancela da Random House Children’s Books, e pela McSweeney’s, em simultâneo.
Randolph Caldecott Medal
Big, ilustrado e escrito por Vashti Harrison, A edição é da Little, Brown and Co., uma chancela da Hachette Book Group, Inc.