And the winner is… Sara Figueiredo Costa 17 Novembro 2022

Prémio Literário José Saramago para Rafael Gallo

DR

O romance Dor Fantasma, do autor brasileiro Rafael Gallo, venceu a mais recente edição do Prémio Literário José Saramago. Promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora e da Globo Livros, o prémio foi entregue no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a presença do júri, este ano composto por anteriores vencedores do Prémio Literário José Saramago (José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, João Tordo e Bruno Vieira Amaral), bem como por Pilar del Río, Presidente da Fundação Saramago, Guilhermina Gomes, representando a Fundação Círculo de Leitores, e Nélida Piñon, membro honorário. Na cerimónia participou igualmente o Ministro da Educação, João Costa.

Sobre Dor Fantasma, Bruno Vieira Amaral deixou um elogio que, sem desvendar detalhes da trama, descreve assim o trabalho da escrita: «É mão cirúrgica, aplicando incisões seguras e sábias, é mão de pintor, na pincelada criativa e intencional, é mão de maestro segurando a batuta e guiando a orquestra num crescendo de som e fúria que culmina no magistral desenlace do romance.» Brevemente, o livro será publicado pela Porto Editora, em Portugal, e pela Globo Livros, no Brasil.

O Prémio Literário José Saramago, que anteriormente distinguia um romance de um autor com idade até aos 35 anos, publicado nos dois anos anteriores à sua atribuição, elege agora um livro inédito assinado por um autor com menos de 40 anos, sendo que o vencedor recebe 40 mil euros em adiantamento por direitos de autor e tem o seu livro publicado pela Porto Editora (chancela em relação à qual fica obrigado contratualmente a dar preferência de publicação de qualquer outra obra ao longo de dez anos).

Rafael Gallo é o quarto autor brasileiro a receber este galardão, depois de Adriana Lisboa, Andréa del Fuego e Julián Fuks.

→ rtp.pt