And the winner is… Sara Figueiredo Costa 17 Maio 2023

Prémio Freedom to Publish para Salman Rushdie

Salman Rushdie fala de Nova York para o público do British Book Awards via vídeo aceitando seu prémio. © British Book Awards.

Os prémios The British Book Awards 2023 foram anunciados esta semana, na habitual gala organizada pela revista The Bookseller. À margem dos nomeados e vencedores das diferentes categorias, o escritor Salman Rushdie foi galardoado com o prémio Freedom to Publish, uma homenagem extensível, de acordo com o júri, a “todos os que lutam esta luta”.

Depois de décadas de ameaças à sua integridade física, na sequência da fatwa lançada pelo ayatollah Khomeini, do Irão aquando da publicação do seu romance Versículos Satânicos, em Outubro do ano passado Salman Rushdie foi vítima de um ataque violento quando se preparava para iniciar uma conferência em Nova Iorque, tendo ficado cego de um olho e com uma mão inutilizada. O autor aceitou e agradeceu o prémio numa mensagem em vídeo onde afirmou que a liberdade de expressão e de publicação estão hoje sob ameaça também nos países ocidentais.

→ publishingperspectives.com