Estante Andreia Brites
Sara Figueiredo Costa
7 Fevereiro 2021

Las Cosas Como Son Y Otras Fantasías
Pau Luque
Anagrama

Cruzando os mundos da arte e da moral, o filósofo catalão Pau Luque reflecte sobre a autonomia dos criadores e as muitas esquinas que fazem desta uma questão com mais perguntas do que respostas. Com este livro, o autor venceu a última edição do Prémio Anagrama de Ensaio.


Contos Arrepiantes da História De Portugal: Idade Média Medonha
Rui Correia,
António F. Nabais,
Hélio Falcão
Nuvem De Tinta

Em pequenos capítulos se contam episódios sangrentos, intrigas, jogos de poder e curiosidades de alcova que, carecendo de verificação factual, contribuem para uma ideia mais ampla da Idade Média em Portugal. Desde a ocupação árabe até à crise de 1383-1385, narram-se momentos dos diversos reinados da Primeira Dinastia, em tom coloquial e muito acessível. A espaços, tecem-se comentários sobre a violência da época, alerta-se para arbitrariedades e injustiças e ainda se estabelecem paralelos com o presente histórico como ferramenta de aproximação ao tema. As ilustrações roçam a caricatura e o vermelho e negro dão ainda mais força à crueldade e ao terror que se explora como gancho para prender a atenção dos leitores.


Mulheres Invisíveis
Caroline Criado Perez
Relógio D’água

Vencedor do Royal Society Science Book Prize 2019, este livro traça um percurso por dados de diferentes indústrias, serviços e valências – da medicina aos cintos de segurança dos carros, do tamanho dos telemóveis aos modos de assumir o que é e não é trabalho –, a autora mostra que o mundo continua a ser construído por e para homens.


Poesia
Luís Miguel Nava
Assírio & Alvim

Reunião da obra poética de Luís Miguel Nava, autor português desaparecido em 1995, incluindo alguns poemas inéditos e vários dispersos. Como se lê na introdução de Ricardo Vasconcelos, responsável por esta edição, «a relevância da edição da Poesia que agora se apresenta é de assinalar por não só incluir todos os poemas que o autor publicou em vida, mas também por trazer a público um conjunto muito substancial de textos inéditos ou parcialmente inéditos […], que são apresentados devido à sua qualidade e ao facto de contribuírem para uma compreensão mais global da escrita de Nava.»


O Livro Das Minhas Emoções
Stéphanie Couturier,
Maurèen Poignonec
Jacarandá

Se o título o indica, a capa inventaria as emoções que povoam o álbum. A narrativa que serve de pano de fundo à exploração dos vários estados de espírito acompanha a protagonista ao longo de uma semana. A cada dia, uma emoção despoletada por uma situação quotidiana: uma amiga que não quer brincar, um fato de banho para a irmã, um passeio de bicicleta sem rodinhas, um lobo de uma brincadeira que regressa na hora de dormir, um encontro com amigos no parque. Para cada emoção, um pequeno e ternurento monstro e um conselho para reagir à emoção que se instala. Em alguns casos, o livro traz janelas que permitem ver a alteração de humor de Ema, depois de resolver a questão interior que a perturba. Mas não apenas de emoções negativas vive a menina e também o orgulho e a alegria a brindam com a sua presença.


Os Rapazes de Nickel
Colson Whitehead
Alfaguara

Depois de A Estrada Subterrânea, onde as rotas de fuga dos escravizados nos Estados Unidos da América eram o cenário central, Whitehead regressa com um romance que acompanha a amizade de dois rapazes presos num reformatório norte-americano que, por trás da fachada de rigor e correcção, esconde uma verdadeira câmera de horrores.


Os Últimos Miúdos Na Terra: O Além-Mundo Cósmico
Max Brallier / Douglas Holgate
Presença

Continua, neste quarto volume, a saga dos últimos miúdos na Terra. Agora que sabem da existência de uma colónia de humanos escondida na Estátua da Liberdade e que convivem em perfeita harmonia e diversão com um grupo de monstros amigáveis, nova peripécia se avizinha. Uma vilã humana ao serviço do grande monstro ancestral que tudo fará para os destruir não dará tréguas ao grupo para levar a cabo uma missão destruidora. O ritmo continua acelerado, com Jack a narrar no momento do acontecimento. Apesar da agitação permanente, do perigo constante, o protagonista ainda tem tempo para tecer comentários sobre os pares: Quint, o seu melhor amigo e inventor de excelência, June, a sua paixoneta e Dirk, o mais forte de todos. Em suma, tudo continua sem desvios para júbilo dos seguidores da saga.


Todas As Cartas
Clarice Lispector
Rocco

Selecção de um conjunto de cartas, de entre as muitas que Lispector escreveu ao longo da vida, onde se incluem destinatários como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Natércia Freire ou Mário de Andrade. Algumas já haviam sido publicadas em diversos volumes, mas cerca de centena são inéditas.