Estante Andreia Brites 9 Dezembro 2025

O que nos torna humanos
Victor D. O. Santos
Anna Forlati
Fábula 
Adaptação de Ágata Ventura

O tema é inovador e surpreende pela forma como se apresenta. Narrado na primeira pessoa, a protagonista vai acrescentando informação, a cada página, sem desvendar quem é. Ela, a protagonista, responde justamente à afirmação do título. Importa dizer que a curiosidade do leitor é alimentada pelos seus próprios processos de antecipação. A ilustração também integra pistas sobre esta identidade que vai sendo revelada poeticamente. Quer o texto, quer a ilustração, vão criando uma cadência narrativa assente no tempo e no espaço, na enumeração, em alternância, das principais características da narradora, na descrição das suas múltiplas formas e nos riscos que o desaparecimento de algumas delas acarretam.

A contenção sintática, a profusão de tons e diversidade de formas, lugares e figuras, a textura do traço, o discurso que se dirige ao leitor, tudo contribui para um um desejo e um espanto perante a grande revelação. Esta estrutura assemelha-se, com efeitos semelhantes, a A Gigantesca Pequena Coisa, de Beatrice Alemagna (Orfeu Negro). A diferença principal reside no próprio tema: este é um álbum que intervém cultural e socialmente.

Por isso, tem a chancela da UNESCO, que inclui uma breve mensagem no final, a par de outra, assinada pelos autores. O livro, originalmente editado no Brasil, também integra o catálogo White Ravens 2023. 

→ penguinlivros.pt