Editorial 7 Novembro 2022

O dia do Centenário

No dia 16 de Novembro do ano passado teve início aquele a que um jornal espanhol chamou de “O Ano Saramago”, série de atividades programadas pela Fundação José Saramago e vários parceiros para celebrar o centenário do único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Foi um ano intenso, repleto de publicações, encontros, exposições, espetáculos, sessões de leitura, conferências e homenagens em todo o mundo. As comemorações aproximam-se agora do seu final, com a aproximação da data do centésimo aniversário do escritor, a 16 de Novembro de 2022. 

Neste dia, a programação tem início às 10h, quando milhares de alunos de escolas de Portugal, Espanha, Brasil, Moçambique e Angola lerão excertos de romances de José Saramago num programa intitulado Leituras Centenárias.

Na sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, haverá uma leitura continuada de As Pequenas Memórias, autobiografia que conta a infância do escritor, visitas guiadas e momentos musicais – o programa repete-se n’A Casa José Saramago, em Lanzarote. Na delegação de Azinhaga, será plantada a centésima árvore do projeto “100 oliveiras para Saramago”.  A festa termina à noite no Teatro São Carlos com a apresentação da ópera Blimunda, de Azio Corghi, numa nova produção realizada para festejar o Centenário do autor de Memorial do Convento.

Leitoras e leitores de José Saramago espalhados pelo mundo também poderão participar nos festejos através das redes sociais ao partilharem a suas passagens favoritas de livros do escritor com a hashtag #Saramago100.

Será um dia cheio para celebrar a literatura e a vida, contamos convosco!