O que vem à rede Sara Figueiredo Costa 7 Março 2024
Fernando Alves © Global Imagens

Histórias contadas pela voz
Fernando Alves voltou a ouvir-se nas ondas radiofónicas, num programa de reportagem que merece pausa semanal para sintonizar a Antena 1.

Tão Longe, Tão Perto marca o regresso de Fernando Alves às ondas da rádio, agora na Antena 1, nesta nova rubrica semanal que deixará muita gente de ouvido colado à telefonia. Ou de auscultadores no telemóvel, porque já se sabe que os tempos mudaram e parte da telefonia migrou para os ecrãs multifunções. O que não mudou foi a vontade de Fernando Alves nos contar histórias, naquele jeito que é só seu, sobre as pessoas, os caminhos que vai percorrendo e as coisas de que se lembra à medida que avança, livros, poemas, episódios de outras histórias. No primeiro programa, o jornalista anda por terras alentejanas, começando em Castelo de Vide e percorrendo casas e quintas num registo que é de crónica, mas que é sobretudo de reportagem. Nesse episódio inaugural, intitulado “Solípedes, conhos e pirolitos”, é preciso escutar com a calma de quem quer conhecer o significado de tais termos e, de caminho, saber mais sobre as cabras sapadoras – que sempre limparam o mato, muito antes de alguém se lembrar de lhes dar este nome –, a desertificação e a vida quotidiana de quem ainda trabalha a terra, alimentando-nos sem que saibamos como crescem os alimentos que nos chegam à mesa.

Já há três episódios disponíveis no site da Antena 1 e nas plataformas de podcast. Ainda assim, quem puder sintonizar a rádio ao sábado, já sabe que ouvirá em primeira mão, naquela intimidade que só a telefonia conhece bem.

→ antena1.rtp.pt