História de dois abecedários desencontrados
Nazaré de Sousa
Renata Bueno
Hipopómatos na Lua
Quem já jogou ao stop com nomes de animais bem sabe que não é fácil encontrá-los para todas as letras do abecedário. Se lhes acrescentarmos uma fruta ou alimento começado pela mesma letra, o desafio ganha contornos de maior dificuldade.
É exatamente isso que acontece neste livro, com uma particularidade: todos os animais procuram alguma fruta que reside noutro bicho. A cada apresentação sucede-se uma pergunta ou um comentário sobre a situação ou o desejo da personagem. O leitor pode aceitar o desafio de procurar, nas páginas seguintes, por onde anda o par. O que é interessante é que os desejos não são mútuos, prolongando as relações que podem ser recontadas: a aranha procura o dromedário, que quer encontrar o iaque, que precisa do gafanhoto, que deseja visitar o urso, e por aí fora. Todos têm frutas no corpo e todos estão em busca da fruta de que gostam.
Para além do texto, também as ilustrações desafiam a imaginação. São elas que representam os animais e as frutas que os compõem. Renata Bueno recorreu a flyers e folhetos de supermercado para as suas criações e o mesmo pode fazer o leitor.
Apesar de algum vocabulário difícil e inesperado, este livro permite o reconhecimento gráfico do alfabeto e releituras lúdicas. Pode ser lido com e sem mediação, individualmente e em grupo. Todas as experiências serão distintas e desafiantes.