Estante Andreia Brites 27 Abril 2023

E se…
Chris Haughton
Orfeu Negro
Tradução de Maria Afonso

Chris Haughton regressa à Orfeu Negro com um novo título para a primeira infância, semelhante no estilo e no tema aos anteriores pequenos álbuns cartonados e de cantos redondos.

Com as suas ilustrações de cores fortes e figuras planas, o autor britânico capta o olhar dos mais novos e transporta-os pela narrativa. A mudança da cor do fundo introduz a ação proibida assim como os grandes planos dos focinhos dos macacos apresentam as suas congeminações.

Entre uma lógica que se repete e um risco que se reconhece, flui com humor a história de três macaquinhos que decidem, à revelia das instruções claras do macaco adulto, ir colher e comer mangas. O desejo pelo proibido é mais forte do que o perigo de um iminente ataque de tigres. Quem nunca?

A descoberta, o susto, o desafio e a aprendizagem através da experiência estão aqui representados através de uma estrutura textual e visual que permite aos mais novos desenvolverem antecipações e confirmações. A simplicidade de Haughton continua a dar cartas, e das boas.

→ orfeunegro.org