Espelho Meu Andreia Brites 20 Outubro 2021

Daqui Ali
Isabel Minhós Martins
Yara Kono
Planeta Tangerina

Num jogo da glória avançamos e recuamos, casa a casa, ora depressa, ora devagar. São passos e distâncias que parecem grandes e vão diminuindo, entre expectativas e conquistas. 

Neste álbum traça-se um percurso semelhante, percorre-se um espaço que se ganha a cada passo no desejo de alcançar um objecto ou uma pessoa. 

Desvenda-se assim, poeticamente, o acto de andar. São os primeiros passos da criança, através de pequenos versos que vão evoluindo do que se vê para o que se sente, do conforto do chão ao risco da verticalidade, da segurança da mãe à liberdade de seguir sozinho. Este caminho, ao qual se apontam os elementos no seu entorno, transforma-se numa pista ou num palco, à volta do qual todos assistem e reforçam o sucesso do bebé. Finalmente, o eixo espacial reúne-se com o temporal para firmar, no texto, a relevância simbólica do momento: um dos primeiros ritos de passagem abre portas para um novo mundo. 

Se o texto de Isabel Minhós Martins goza de um ritmo e uma contenção que recriam a magia insinuante do processo, as ilustrações de Yara Kono revelam-no. A prevalência da lente aproximada sobre os objectos, num primeiro momento, partilhada com uma única imagem da sala, leva o leitor para o jogo de reencontrar a ordem. A enumeração traz a lentidão necessária para criar expectativa. Depois, são os corpos e os gestos da criança e dos adultos que se entretecem e se desligam num baile gravado a partir do ângulo perceptível pela criança. O sensorial nasce da visão e do tacto, do desejo de chegar e de alcançar. Neste álbum sobre, e que também é para a primeira infância, valoriza-se o acto de crescer com uma revolução para a liberdade.

→ planetatangerina.com